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As cores dos produtos são fundamentais na influência da compra ou não de um determinado produto. No ramo de alimentos isso se torna um ponto quase tão importante quanto o sabor e o cheiro. Na verdade, o primeiro contato do consumidor com um produto, geralmente, é visual, onde se destacam a cor e a aparência. Em uma pesquisa sensorial, entretanto, há uma maneira de anular o efeito da cor sobre um produto, é a cabine de luz.

Vamos fazer um exercício simples: imagine um iogurte de morango. Imaginou? Provavelmente a cor deste iogurte deve ser mais puxada para o vermelho claro ou rosa. Você compraria um iogurte de morango branco ou um com “cor de morango”? Provavelmente a segunda opção, assim como a maioria dos consumidores também faria a mesma escolha. E o gosto não teria influência na decisão.  

E é aí que entra o uso da cabine de luz em uma pesquisa sensorial. Composta de lâmpadas coloridas (variam entre vermelhas, azuis, fluorescentes, brancas, alaranjadas entre outras), quando acesas anulam a cor do alimento testado. 

Como estas questões podem influenciar a análise sensorial de um alimento, tanto no que diz respeito à identificação de sabores (um grande número de pessoas é incapaz de identificar sabores em bebidas incolores) quanto na medição da aceitabilidade de um produto, o uso de cabines de luz em uma pesquisa sensorial é imprescindível.

Ponto de Venda

Pode-se destacar também a utilização de luzes coloridas para ambientes de venda. Essas luzes são capazes de influenciar no estado emocional do consumidor. Uma ambientação confortável pode ser o diferencial para conquistar o cliente. Através de estudos é possível chegar a um ambiente visual favorável para o consumo.

Se as formas estão relacionadas ao produto em si, a combinação entre forma e ambientação dá uma ideia de como pode ser preparado o local de comércio. Há ambientes que precisam ser mais calmos e outros que necessitam agitação. Para isso, há de se aproveitar todos os elementos visuais para decoração, sem levar em conta os outros sentidos.

No mundo contemporâneo o avanço tecnológico permite que novas ferramentas incorporem o ambiente de venda. Dos vídeos em campanhas de marketing aos muros espelhados dentro das lojas, a visão é estimulada a todo momento, o que faz deste sentido ser o mais explorado pelo marketing sensorial.