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percepção sensorial

O açaí é um alimento que causa diferentes percepções sensoriais em diversas regiões do Brasil.

A análise sensorial é uma ferramenta que permite medir, interpretar e provocar reações produzidas por propriedades de objetos, ambientes, experiências e como elas são percebidas pelos órgãos dos sentidos. É uma técnica que trabalha a sensação e a percepção sensorial, que são conceitos diferentes, mas acabam sendo usados erroneamente como sinônimos em várias publicações.

Os dois conceitos causam um pouco de confusão tanto para pesquisadores quanto para consumidores e, apesar de terem suas semelhanças, na maioria das vezes se completam. (mais…)

10 curiosidades sobre o olfato

Importante sentido e um dos mais explorados pelo marketing sensorial, o olfato está relacionado à capacidade humana de sentir cheiro. É um sentido que está ligado também ao paladar, já que, sem ele é quase impossível diferenciar os sabores dos alimentos.

Diversas marcas têm usado fragrâncias exclusivas não só para atrair o cliente, mas também para criar um conceito sobre um produto ou serviço.

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