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Há o consenso de que as cores interferem diretamente nas compras por impulso, entretanto, a percepção da visão vai muito além disso. As formas, contrastes e luminosidades também estão ligadas ao sentido da visão e, por isso, devem ser trabalhadas em busca da melhor estratégia.

Formas geométricas podem atrair o consumidor de diferentes maneiras. Quando atreladas ao lado estético, as formas remetem a sensações que variam da harmonia à agressividade, da flexibilidade à estabilidade. A análise sensorial seria capaz de revelar todo o potencial a ser explorado a partir de produtos de diferentes formas. (mais…)

A análise sensorial possui alguns métodos específicos para sua realização. Cada teste tem objetivos próprios que variam de acordo com o objeto de pesquisa. Voltado para o mercado consumidor, os testes afetivos representam as opiniões e  gostos dos consumidores sobre determinado produto e são analisados de forma quantitativa.

Esse tipo de teste pode ser aplicado em diversas situações, uma delas é na otimização da qualidade de um produto. Ocorre quando é necessária, por exemplo, a troca de uma matéria prima por algum motivo, seja ele mercadológico ou apenas para garantir uma melhora no item. (mais…)